quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tecnologia SSD

Todos já devem ter ouvidos falar da nova plataforma de armazenamento, conhecida como SSD (Solid State Disc) ou para melhor entendimento: "Disco de Estado Sólido", semelhantes usadas em memórias FLASH e Pendrives. Esta plataforma utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE. Apesar das taxas de transferência seja comparável à de um Hard Disk comum, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot.


SSD Versus HDD
A tecnologia utilizada nos SSD é bastante diferente da utilizada nos HDD tradicionais. Ao contrário dos HDD, onde a informação é armazenada em discos giratórios, e a leitura é efetuada através de um sistema de agulhas, os SSD não possuem qualquer parte móvel, sendo a informação armazenada na tradicional memória Flash.
Os discos SSD são bastantes mais leves que os HDD. Um disco SSD de 2,5” pesa cerca de 48g, enquanto que um HDD do mesmo tamanho pesa cerca de 100g. Os SSD são bastante mais fiáveis e resistentes. Ao não possuirem qualquer parte móvel tornam-se mais resistentes ao choque, e por sua vez mais fiàveis, já que essas partes móveis são a principal causa de avaria dos discos tradicionais.
Os SSD são bastante mais eficientes energeticamente, não produzem qualquer tipo de ruído e para além disso não sofrem de aquecimento, trabalhando praticamente à temperatura ambiente.
Como desvantagens, destacam-se o elevado preço e a sua capacidades de armazenamento que é inferior à dos HDD’s normais. No entanto, e como em muitas outras tecnologias, o preço tende a baixar com o decorrer do tempo e da evolução Tecnológica.
Actualmente, a maioria dos fabricantes de NoteBooks do mercado, adoptou os SSD, tirando assim proveito do seu reduzido tamanho, da sua rapidez e fundamentalmente da eficiência energética, bastante importante neste tipo de dispositivos.



Fonte: http://tecnovidades.pt.vu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como mostrar a versão do Linux Debian

 Para mostrar a versão do Linux do Debian, rode o seguinte comando: $ cat /etc/*release* | grep CODENAME | cut -d "=" -f 2 Debian ...